Pegar dinheiro com agiota é crime?
abril 14, 2024Investidor Anjo para o seu negócio! Aqui agora.
abril 15, 2024Enquanto você esta cercado por tubarões financeiros, o Socio do Brasil salva a sua vida financeira retirando-lhe das dificuldades, onde também salvamos os tubarões, simbolicamente vistos como os agiotas em um ambiente onde todos se ajudam e todos faturam honestamente.
Agora vamos ver o que a sabedoria milenar da Bíblia tem em sua abordagem na questão da agiotagem com uma perspectiva de justiça e moralidade.
Em várias passagens, é possível identificar uma clara condenação à prática de cobrar juros exorbitantes, considerada uma exploração do próximo.
Por exemplo, em Êxodo 22:25, Deus instrui o povo de Israel a não agir como agiotas, cobrando juros de seus irmãos necessitados. Essa orientação é reforçada em Levítico 25:35-37, onde é enfatizado que o empréstimo deve ser feito sem juros, como um ato de bondade e não como uma oportunidade de ganho financeiro.
Se você emprestar dinheiro a algum pobre do meu povo, não faça como o agiota, que cobra juros.
Êxodo 22:25
E, quando teu irmão empobrecer, e as suas forças decaírem, então sustentá-lo-ás, como estrangeiro e peregrino viverá contigo.
Não tomarás dele juros, nem ganho; mas do teu Deus terás temor, para que teu irmão viva contigo.
Não lhe darás teu dinheiro com usura, nem darás do teu alimento por interesse.
Levítico 26 25:35~37
Provérbios 28:8 também adverte que aqueles que aumentam suas riquezas por meio de juros e ganância acumulam para aqueles que são generosos com os pobres, sugerindo que a riqueza obtida por meios injustos será redistribuída por Deus de maneiras que favorecem a justiça e a compaixão. O que aumenta os seus bens com usura e ganância ajunta-os para o que se compadece do pobre.
Provérbios 28:8
No Novo Testamento, a parábola do servo impiedoso em Mateus 18:21-35 oferece uma lição poderosa sobre a importância do perdão de dívidas e a rejeição da ganância.
21 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
23 Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;
24 E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;
25 E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.
26 Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
27 Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
28 Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.
29 Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
30 Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
31 Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.
32 Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
33 Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
34 E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia.
35 Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.
Mateus 18:21-35
Além disso, assim como o Socio do Brasil a Bíblia promove a ideia de que a verdadeira riqueza não vem do acúmulo de bens materiais, mas sim do desenvolvimento de relações justas e amorosas com os outros, como expresso em 1 Timóteo 6:17-19.
17 Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;
18 Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;
19 Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam se apoderar da vida eterna.
2 Timóteo 17~19
A generosidade e a disposição para ajudar os outros em tempos de necessidade são qualidades altamente valorizadas, enquanto a agiotagem é vista como uma falha de caráter e uma transgressão contra os ensinamentos de amor e misericórdia, por mais que você insista em dizer que não é bem assim.
Vejamos agora mais alguns versículos bíblicos relacionados:
O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta.
Provérbios 22:7
Compadece-se sempre, e empresta, e a sua semente é abençoada.
Salmos 37:26
A teu irmão não emprestarás com juros, nem dinheiro, nem comida, nem qualquer coisa que se empreste com juros.
Deuteronômio 23:19
Ele te emprestará a ti, porém tu não emprestarás a ele; ele será por cabeça, e tu serás por cauda.
Deuteronômio 28:44
O homem bom se compadece, e empresta; disporá as suas coisas com juízo;
Salmos 112:5
O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá.
Salmos 37:21
E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.
Lucas 6:34
Fora ficarás; e o homem, a quem emprestaste, te trará fora o penhor.
Deuteronômio 24:11
Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício.
Provérbios 19:17
Ao estranho emprestarás com juros, porém a teu irmão não emprestarás com juros; para que o Senhor teu Deus te abençoe em tudo que puseres a tua mão, na terra a qual vais a possuir.
Deuteronômio 23:20
Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestastes.
Mateus 5:42
Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
2 Reis 4:3
Quando emprestares alguma coisa ao teu próximo, não entrarás em sua casa, para lhe tirar o penhor.
Deuteronômio 24:10
O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.
Deuteronômio 28:12
Porque o Senhor teu Deus te abençoará, como te tem falado; assim, emprestarás a muitas nações, mas não tomarás empréstimos; e dominarás sobre muitas nações, mas elas não dominarão sobre ti.
Deuteronômio 15:6
Ai de mim, minha mãe, por que me deste à luz homem de rixa e homem de contendas para toda a terra? Nunca lhes emprestei com usura, nem eles me emprestaram com usura, todavia cada um deles me amaldiçoa.
Jeremias 15:10
E o que suceder ao povo, assim sucederá ao sacerdote; ao servo, como ao seu senhor; à serva, como à sua senhora; ao comprador, como ao vendedor; ao que empresta, como ao que toma emprestado; ao que dá usura, como ao que paga usura.
Isaías 24:2
Também eu, meus irmãos e meus servos, a juros lhes temos emprestado dinheiro e trigo. Deixemos este ganho.
Neemias 5:10
Também havia quem dizia: Tomamos emprestado dinheiro até para o tributo do rei, sobre as nossas terras e as nossas vinhas.
Neemias 5:4
Antes lhe abrirás de todo a tua mão, e livremente lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade.
Deuteronômio 15:8
E se alguém pedir emprestado a seu próximo algum animal, e for danificado ou morto, não estando presente o seu dono, certamente o pagará.
Êxodo 22:14
E sucedeu que, derrubando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! ele era emprestado.
2 Reis 6:5
Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre que está contigo, não te haverás com ele como um usurário; não lhe imporeis usura.
Êxodo 22:25
Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães,
Lucas 11:5
E emprestar com usura, e receber demais, porventura viverá? Não viverá. Todas estas abominações ele fez, certamente morrerá; o seu sangue será sobre ele.
Ezequiel 18:13
Este, pois, é o modo da remissão: todo o credor remitirá o que emprestou ao seu próximo; não o exigirá do seu próximo ou do seu irmão, pois a remissão do Senhor é apregoada.
Deuteronômio 15:2
Acredite, poderíamos escrever um livro sobre o assunto, mas em resumo, a visão bíblica sobre a agiotagem é que ela é uma prática que desvaloriza a dignidade humana e ignora o mandamento de amar o próximo.
A Bíblia incentiva a todos a buscarem a justiça e a generosidade, oferecendo empréstimos assim como fazemos através do Socio do Brasil, como uma forma de assistência e não como uma oportunidade de exploração.
Só de você estar lendo ou ouvindo esta publicação, já é um chamado para você viver de acordo com princípios éticos elevados, promovendo o bem-estar comum e respeitando a sacralidade das relações humanas.
Para aplicar os princípios de justiça e compaixão na sua vida financeira, considere nos consultar, seja como Socio do Brasil “Oculto”(Investidor) ou Sócio Ostensivo(Beneficiário) para adotar uma abordagem ética e dentro da Lei em todas as suas transações.
Isso significa oferecer empréstimos como aporte financeiro com termos justos e transparentes, oferecendo muitos benefícios associados, eliminando juros excessivos que possam sobrecarregar a outra parte e ainda assim obter lucros satisfatórios com uma boa administração.
É necessário que pratiquemos a generosidade, ajudando aqueles que estão em necessidade sem esperar ganhos desproporcionais.
Além disso, através do Socio do Brasil buscamos investir em iniciativas que promovam o bem-estar social e contribuem para o desenvolvimento de toda a comunidade local e em nome de nossos associados.
Já compreendemos que, ajudar quem esta endividado com agiotas e empréstimos ilegais fica fácil quando conseguimos inseri-lo junto ao Socio do Brasil, mas e como ajudar os agiotas? Afinal de contas eles também são nossos irmãos diante de Deus.
No Socio do Brasil, isto é mais fácil do que podemos imaginar, pois em muitos dos casos conseguimos converter agiotas em investidores, é isto mesmo, seu agiota atual pode sim ser ajudado e entrar no programa junto com você, onde todos se beneficiam com uma programação rentável e legalizada.
Ao tomar decisões financeiras, reflita sobre o impacto que estas terão não apenas em sua vida, mas também na vida dos outros, procurando sempre o equilíbrio entre o sucesso financeiro e a responsabilidade social.
Com o Socio do Brasil, você consegue alavancar a sua vida financeira, podendo você ajudar ou ser ajudado. Consulte-nos!